quarta-feira, 31 de janeiro de 2007



O meu amigo Pedro, é um dos pouco Portuguese que conheço em Dublim. É programador de informática, e teve a ideia de lançar em Portugal uma página de internet na qual será possivel anunciar e procurar, casas, quartos ou lojas para alugar.

Teve como base o muito conhecido www.daft.ie , o equivalente Irlandês, do qual fui cliente habitual durante o mês e meio que procurei alojamento.

Para quem precisar, aqui fica a morada do site que será lançado no próximo dia 5 de Fevereiro.

www.lxrent.com

Desejo a maior sorte ao Pedro neste seu novo projecto. E já agora, ajudem a divulgar enviando a morada para a vossa lista endereços de e-mail.

terça-feira, 30 de janeiro de 2007


National Development Plan (NDP)



Foi apresentado na passada semana pelo Governo Irlandês o "National Development Plan", equivalente ao Qren Português, que estabelece os investimentos Estatais previstos para o periodo de 2007-2013.

Comparativamente com os 45 mil milhões previstos para Portugal, a Irlanda contrapõe com 184 mil milhões. Um investimento 4 vezes superior, num pais que tem menos de metade da população de Portugal.

domingo, 28 de janeiro de 2007

Newgrange - o monumento mais famoso da Irlanda.


A passeata deste Sábado foi até Newgrange, a norte de Dublim e perto de Drogheda.
É o monumento Irlandes mais conhecido, trata-se de um tumulo/passagem construido 3200 anos antes de Cristo. Sendo cerca de 600 anos mais antigo do que as pirâmides de Gisé no Egipto.
Como particularidade tem o facto de durante o solticio de Inverno que ocorre a 21 de Dezembro, devido ao seu alinhamento, o sol penetra através da porta e percorre o estreito corredor, iluminando por completo a câmara interior.
Este fenómeno tem a duracção de apenas 17 minutos.
É sem duvida uma obra notável.
Mais informações em http://www.knowth.com/newgrange.htm

quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Afinal vieram dois+um(a) ???


Recebi ontem as primeiras visitas de Portugal. A minha colega Julieta veio com o Dinis passar alguns dias a Dublin. Era uma viagem que os dois já planeavam fazer há bastante tempo. Quando ela num telefonema me disse que vinha, tentei explicar-lhe que esta talvez nao fosse a melhor altura do ano para visitar a Irlanda por causa do mau tempo.
Ao que ela me respondeu que a vir, teria de ser mesmo agora.
Agora percebi porquê. A Julieta está de esperanças, que é como quem diz ... grávida.
Fico bastante contente que além dos dois que esperava receber, veio mais um, ou uma. A ver vamos.

E a Santa Inquisição de volta, não ?


O vigário judicial da Diocese de Portalegre/Castelo Branco e especialista em direito canónico, Tarcísio Fernandes Alves, autor de um artigo polémico publicado sobre o aborto no boletim da sua paróquia em Castelo de Vide, afirma que :

O aborto é punido com a excomunhão. Pena que não pode ser absolvida sem a licença do bispo ou do Papa
Mas nem só as mulheres são alvo desta pena. Segundo o pároco, “os que colaboram, aconselham, provocam ou realizam um aborto ficam também automaticamente excomungados”.
O especialista em Direito Canónico diz que quem for atingido por esta pena não pode receber os sacramentos nem participar na celebração eucarística.
Este membro do Cabido da Sé de Portalegre, e, segundo os párocos deste distrito, uma das melhores vozes do Canto Gregoriano, acrescenta ainda que os cristãos abstencionistas não podem participar na missa, apenas assistir.

Hó Senhor Padre Vigário, fico na dúvida : E os não cristãos abstencionistas involuntários que se encontrem num País estrangeiro membro da União Europeia em comissão de serviço. O que é que lhes acontece ?

terça-feira, 23 de janeiro de 2007

domingo, 21 de janeiro de 2007

Deixem jogar o Mantorras !


Valha-nos esta Pantera para ainda ter-mos alguma alegria.
E siga a Taça...
Fica a dica para quem como eu anda por fora do Pais, é possivel ver o jogos do Glorioso através do seguinte site : www.tvtuga.com

Á falta de melhor, ao titulo do blog dei a morada de onde moro.
Sempre tinha de ter um nome ...

ntl:

Finalmente tenho internet em casa.
Após cerca de dois meses a rapinar acessos gratuitos a redes de internet, que os meus vizinhos de bom coração teimam em manter sem password, eis que a partir de hoje entro finalmente na legalidade.
Espero que com esta nova disponibilidade de rede, seja possivel ir relatando com uma maior frequência, o que de mais relevante se vai passando aqui pela ilha verde.
Decidi aceitar o desafio da Susana e criar o meu proprio blog, como ela me dizia há uns meses atrás, esta é talvez uma forma de evitar ter de escrever o mesmo e-mail de cada vez que tenho de saciar a curiosidade dos amigos que me escrevem.
Espero que vão passando por aqui.