quarta-feira, 7 de março de 2007

Portugueses que conheci em Dublim reduzidos para metade.

Quando viajei com o Pedro em Dezembro para Portugal, ele ainda não sabia se voltaria para Dublin no inicio do ano. O contrato que tinha com a empresa Irlandesa tinha chegado ao fim, e embora as prespectivas em Portugal no seu entender não fossem as melhores, o regresso parecia ser o mais provável de acontecer.
Na altura estava bastante animado com o seu novo projecto www.lxrent.com a ser lançado em Fevereiro.
Entretanto já estranhava o facto de não ter noticias dele, quando na semana passada o apanhei no Mensseger e fiquei a saber que tinha trocado Dublim por Estocolmo.
Apesar do tempo ser bastante mais agreste, segundo ele as Suecas compensam as temperaturas negativas.
Um abraço, e boa sorte para ti Pedro.


(O Pedro foi o meu companheiro de aventura após termos perdido o avião de regresso a Portugal nas vésperas do ultimo Natal.)

De volta ao blog.

Não tem sido fácil nos ultimos tempos aceder à página do blog. Por qualquer razão que desconheço apenas hoje foi possivel voltar a entrar. Vou tentar recuperar o tempo perdido.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Espanhóis ...


A rapaziada que mora por cima do meu apartamento, são como se costuma dizer nostros ermanos.
Malta jovem, que gosta de festas e de vez em quando faz noitadas.
Logo na segunda semana nesta nova casa, tive de me levantar a meio da noite "cerca das duas e meia da manhã", para os lembrar que não era própriamente a melhor altura para tocar e dançar sevilhanas. Como estavam com os copos, pediram muitas desculpas e continuaram a tocar. E eu com uma reunião marcada para o dia seguinte as 10 da manhã em Kilkeny. O que equivale a dizer, levantar as 6.
De lá para cá tudo tem andado mais ou menos calmo.
Lembrou-se agora a espanholita de começar a aspirar o quarto. É meia noite e meia, vamos ver quanto tempo vai durar.

Letters from Iwo Jima



Ontem foi dia de ida ao cinema. O comité social da ARUP ofereceu bilhetes para o filme Cartas de Iwo Jima, integrado no Festival de Cinema Jameson.
Estava com o receio de perder algumas passagens do filme, caso os diálogos fossem demasiado rápidos, mas felizmente "para mim e infelizmente para os meus colegas Irlandeses" o filme foi todo falado em Japonês, acompanhado de legendas em Inglês.

Um filme a não perder, fica aqui a sinopse.



Lado B do díptico de Clint Eastwood sobre a batalha de Iwo Jima. Enquanto "As Bandeiras dos Nossos Pais" partia da icónica imagem em que cinco "marines" erguem a bandeira dos EUA no Monte Suribachi, "As Cartas de Iwo Jima" mergulha no lado dos soldados japoneses. Décadas depois da batalha, são desenterradas no local várias centenas de cartas que revelam facetas desconhecidas dos soldados que aí perderam a vida. Os japoneses estavam cientes que dificilmente sobreviveriam à batalha. Entre eles estavam Saigo, um padeiro que só queria conhecer a filha recém-nascida; um campeão Olímpico de hipismo conhecido em todo o mundo; um jovem ex-agente da Polícia Militar a quem a guerra ainda não roubou os ideais; e o tenente Ito, um militar que preferiria o suicídio à rendição. A liderá-los, o general Tadamichi Kuribayashi (Ken Watanabe) - as suas viagens pela América revelaram-lhe o quão vã é a guerra, mas também lhe deram a visão estratégica necessária para enfrentar a armada americana. Com poucos meios e poucos soldados, mas uma vontade indómita de vencer, o general tira partido das particularidades da ilha e consegue transformar aquilo que se previa como uma derrota rápida num combate heróico. Em Iwo Jima morreram quase sete mil soldados americanos e mais de 20 mil japoneses. Eastwood sentiu que a única forma de homenagear todos os que perderam a vida seria realizar dois filmes, pois um seria contar apenas metade da história.

sábado, 10 de fevereiro de 2007

No Searsons Pub com um cliente especial ...

Era mais uma sexta-feira como tantas outras, em que após mais uma semana de trabalho fui ao Searsons com os colegas de trabalho para beber-mos umas pint´s de Guiness.
De repente, e de uma forma muito descontraida, entrou pela porta do pub e veio sentar-se na mesa ao lado o Bono dos U2.
Depois das duvidas se seria de facto o Bono, um dos meus colegas confirmou que era normal ele aparecer pelos pub's de Dublin sem o aparato que normalmente se conhece às grandes estrelas da musica.
Lá estava ele a beber a sua Guiness, sem que se notasse alguma alteração no comportamento das restantes pessoas do pub. Talvez seja por isso, que alguem tao conhecido como o Bono se dei-a ao luxo de poder frequentar um espaço público sem a presença de qualquer segurança.
Não podia perder esta oportunidade, foi então que me dirigi a ele e pedindo desculpa por estar a icomodá-lo, apresentei-me e disse-lhe que admirava muito o seu trabalho. Estendi-lhe a mão e ele olhando para mim, cumprimentou-me enquanto abanando afirmativamente a cabeça. Voltou-se e continuou a falar com quem o acompanhava. Não chegou a falar para mim, mas o cumprimento foi o bastante. Voltei para junto dos meus amigos, e pedi mais uma Guiness. Não me vou esquecer desta noite no Searsons.

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

L


Não tem sido fácil habituar-me á ideia de esta gente por cá conduzir do lado errado da estrada. Além da confusão que faz ir sentado num carro ao lado do condutor, também ainda não consegui deixar de olhar para os dois lados, mesmo quando é uma via de sentido único, de cada vez que vou atravessar uma passadeira.
Sinceramente, não me vejo a conduzir um carro com volante à direita.
No princípio estranhei o facto de muitos carros terem estampado no vidro, um autocolante de fundo branco, com um L a vermelho, como aquele que se pode ver na fotografia.
Soube então que era a forma de identificar os novos condutores.
O que vim a saber esta semana, é que muitos dos condutores com o L, são rapaziada que ainda anda a tirar a carta. Ou seja, pessoas sem carta que em vez de praticarem nas aulas de condução, se entretêm a conduzir sozinhos como se de condutores encartados se tratassem.
O pior, pior, é que mesmo que chumbem no exame de condução, podem sempre continuar a "treinar" conduzir até à realização de novo teste.
Está decidido! Não conduzo na Ilha.




segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Casamento na Capela de Trinity College

Os noivos como manda a tradição, estão ao centro.

4º Passeio Todo Terreno Prova dos Vinhos

Mais uma edição do Passeio Todo o Terreno Prova dos Vinhos de Vale do Peso, relizado pelo Núcleo Progresso.
Após ter participado na organização dos anteriores passeios, foi com uma enorme pena que este ano não estive presente.
Mas como já vem sendo hábito, mais uma vez o Núcleo Progresso esteve há altura do evento. Tendo resultado esta iniciativa num enorme sucesso, como o comprovam os 200 participantes, cerca de 75 jipes e 30 motos.
Num dia em que o sol não se deixou ver por estas terras Alentejanas, a lama foi mais que muita. O que permitiu aumentar o grau de dificuldade da prova, e momentos sempre espectaculares como as fotografias o demonstram.
Na tarde de Sábado pelas 15 horas, quando pensava que a prova e o almoço já teriam terminado, contactei o Paulo Julio para saber como é que as coisas tinham corrido
Para minha surpresa, foi com bastante animação que do outro lado da linha ouvi "Estão todos atascados". O que à partida poderia parecer uma noticia preocupante, era afinal o confirmar de um dos objectivos que sempre marca esta organização. O proporcionar aos participantes um dia inesquecivel por terras de Vale do Peso.
Mais fotos deverão estar disponíveis nos próximos dias em www.nucleoprogresso.com
Para os que como eu não puderão ir a este passeio, para o ano há mais.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Tantos carros .



O numero de carros nas estradas Irlandesas quase que duplicou nos ultimos 10 anos.

De acordo com os dados do Governo, exitem agora cerca de 2.3 milhões de veiculos nas estradas, o que representa um acrécimo de 1 milhão desde meados de 1990.

Entretanto os numeros avançados pela industria automóvel, mostram que Janeiro é o mês preferido para a aquisição de novos carros, tendo sido vendidos no passado mês mais de 46.000 novos carros.

quarta-feira, 31 de janeiro de 2007



O meu amigo Pedro, é um dos pouco Portuguese que conheço em Dublim. É programador de informática, e teve a ideia de lançar em Portugal uma página de internet na qual será possivel anunciar e procurar, casas, quartos ou lojas para alugar.

Teve como base o muito conhecido www.daft.ie , o equivalente Irlandês, do qual fui cliente habitual durante o mês e meio que procurei alojamento.

Para quem precisar, aqui fica a morada do site que será lançado no próximo dia 5 de Fevereiro.

www.lxrent.com

Desejo a maior sorte ao Pedro neste seu novo projecto. E já agora, ajudem a divulgar enviando a morada para a vossa lista endereços de e-mail.

terça-feira, 30 de janeiro de 2007


National Development Plan (NDP)



Foi apresentado na passada semana pelo Governo Irlandês o "National Development Plan", equivalente ao Qren Português, que estabelece os investimentos Estatais previstos para o periodo de 2007-2013.

Comparativamente com os 45 mil milhões previstos para Portugal, a Irlanda contrapõe com 184 mil milhões. Um investimento 4 vezes superior, num pais que tem menos de metade da população de Portugal.

domingo, 28 de janeiro de 2007

Newgrange - o monumento mais famoso da Irlanda.


A passeata deste Sábado foi até Newgrange, a norte de Dublim e perto de Drogheda.
É o monumento Irlandes mais conhecido, trata-se de um tumulo/passagem construido 3200 anos antes de Cristo. Sendo cerca de 600 anos mais antigo do que as pirâmides de Gisé no Egipto.
Como particularidade tem o facto de durante o solticio de Inverno que ocorre a 21 de Dezembro, devido ao seu alinhamento, o sol penetra através da porta e percorre o estreito corredor, iluminando por completo a câmara interior.
Este fenómeno tem a duracção de apenas 17 minutos.
É sem duvida uma obra notável.
Mais informações em http://www.knowth.com/newgrange.htm

quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Afinal vieram dois+um(a) ???


Recebi ontem as primeiras visitas de Portugal. A minha colega Julieta veio com o Dinis passar alguns dias a Dublin. Era uma viagem que os dois já planeavam fazer há bastante tempo. Quando ela num telefonema me disse que vinha, tentei explicar-lhe que esta talvez nao fosse a melhor altura do ano para visitar a Irlanda por causa do mau tempo.
Ao que ela me respondeu que a vir, teria de ser mesmo agora.
Agora percebi porquê. A Julieta está de esperanças, que é como quem diz ... grávida.
Fico bastante contente que além dos dois que esperava receber, veio mais um, ou uma. A ver vamos.

E a Santa Inquisição de volta, não ?


O vigário judicial da Diocese de Portalegre/Castelo Branco e especialista em direito canónico, Tarcísio Fernandes Alves, autor de um artigo polémico publicado sobre o aborto no boletim da sua paróquia em Castelo de Vide, afirma que :

O aborto é punido com a excomunhão. Pena que não pode ser absolvida sem a licença do bispo ou do Papa
Mas nem só as mulheres são alvo desta pena. Segundo o pároco, “os que colaboram, aconselham, provocam ou realizam um aborto ficam também automaticamente excomungados”.
O especialista em Direito Canónico diz que quem for atingido por esta pena não pode receber os sacramentos nem participar na celebração eucarística.
Este membro do Cabido da Sé de Portalegre, e, segundo os párocos deste distrito, uma das melhores vozes do Canto Gregoriano, acrescenta ainda que os cristãos abstencionistas não podem participar na missa, apenas assistir.

Hó Senhor Padre Vigário, fico na dúvida : E os não cristãos abstencionistas involuntários que se encontrem num País estrangeiro membro da União Europeia em comissão de serviço. O que é que lhes acontece ?

terça-feira, 23 de janeiro de 2007

domingo, 21 de janeiro de 2007

Deixem jogar o Mantorras !


Valha-nos esta Pantera para ainda ter-mos alguma alegria.
E siga a Taça...
Fica a dica para quem como eu anda por fora do Pais, é possivel ver o jogos do Glorioso através do seguinte site : www.tvtuga.com

Á falta de melhor, ao titulo do blog dei a morada de onde moro.
Sempre tinha de ter um nome ...

ntl:

Finalmente tenho internet em casa.
Após cerca de dois meses a rapinar acessos gratuitos a redes de internet, que os meus vizinhos de bom coração teimam em manter sem password, eis que a partir de hoje entro finalmente na legalidade.
Espero que com esta nova disponibilidade de rede, seja possivel ir relatando com uma maior frequência, o que de mais relevante se vai passando aqui pela ilha verde.
Decidi aceitar o desafio da Susana e criar o meu proprio blog, como ela me dizia há uns meses atrás, esta é talvez uma forma de evitar ter de escrever o mesmo e-mail de cada vez que tenho de saciar a curiosidade dos amigos que me escrevem.
Espero que vão passando por aqui.